5 ações indispensáveis para ter um site com bom desempenho

marketing-de-conteudo-funciona
Investir em marketing de conteúdo funciona?
5 de maio de 2017
guia-das-cores-destaque
Significado das Cores
4 de julho de 2017
5-acoes-para-um-bom-desempenho-do-site

Ter um site com um bom desempenho é muito mais do que carregar rápido. É certo que o carregamento é o primeiro ponto, já que ao acessar o seu site, o usuário tem urgência que apareça o mais rápido possível o que ele quer ver, ou não.

Isso faz com que os buscadores, em especial o Google que tem 92,15% das buscas no Brasil (o segundo é o Bing com 3,67%) tenha esse quesito como fundamental e relevante para posicionar um site nos seus resultados.

É óbvio isso. O Google prioriza o usuário, e se o usuário não gosta quando um site demora para carregar, porque ele vai dar relevância para esse site e mostrá-lo nas primeiras posições dos seus resultados? Fale a verdade, você faria isso?

Quando você tem um ótimo prestador de serviço, é claro que indica ele para todos os seus amigos, parentes, clientes, fornecedores etc. A lógica é essa.

Isso explica porque ter um bom desempenho é parte primordial para o seu site, seu blog ou sua loja. Carrega rápido, tem agilidade e é fácil de navegar. Tenha isso como objetivo.

Vou te falar alguns pontos importantes para um projeto na internet, seja um site, um blog ou uma loja virtual:

  1. Comece pelo tema. A escolha não pode ser feita porque é bonitinho, é colorido, é light, é clean, é tudo mais o que se diz por aí. Ele tem que funcionar bem, com o menor número de requisições ao servidor. Se você já tem um site e tem esses problemas, é possível resolver, não se desespere.
  2. Otimize os arquivos. A performance depende muito da otimização de imagens, da minificação de arquivos e o uso de CDN.
  3. Uso objetivo de Plugins. Algumas vezes os usuários tem em seus sites 6 plugins para fazer a função que 1 ou 2 plugins fariam. E porque se coloca 6 e não 1? Porque os 6 são gratuitos e o 1 que falamos é pago. Mas se você tiver uma boa assessoria na construção do seu projeto, certamente ele te mostrará que vale muito mais a pena pagar 50 ou 100 dólares em um plugin para manter seu site no topo, com uma ótima performance e usabilidade.
  4. O cache. Ele ajuda muito no carregamento das páginas e é essencial cuidar muito bem dele.
  5. Atualização, sempre. Deixei por último, não por ser o menos importante, mas porque depois de fazer todo o site, configurar e deixá-lo um diamante, é preciso atualizar tudo sempre que necessário, por questões de velocidade e para garantir a segurança.

Esses são apenas alguns requisitos que seu projeto na internet precisa seguir. Não meça esforços, não prorrogue, não esqueça, enfim, faça o quanto antes essa lição de casa e busque o melhor desempenho que seu site possa ter.

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp